5 pontos turísticos do Rio de Janeiro que são imperdíveis

O Rio de Janeiro aparece constantemente nas listas de “lugares para viajar”, tanto nas viagens nacionais quanto nas internacionais. A cidade maravilhosa encanta turistas do mundo todo, já que conta com diversas atrações conhecidas mundialmente como o Rock In Rio, além de belos pontos turísticos como o Cristo Redentor. 

A princípio, se você está planejando conhecer o paraíso carioca, não pode deixar de conferir os 5 pontos turísticos do Rio de Janeiro mais imperdíveis para turistas. Vamos conhecer?

1) Cristo Redentor

Localizado no alto do Morro do Corcovado, o Cristo Redentor é uma das principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Sendo assim, o cartão-postal da cidade maravilhosa. Em suma, a edificação possui 30 metros de altura e está situada no Parque Nacional da Tijuca, lá o turista consegue apreciar a beleza da fauna e flora carioca. 

Como chegar no topo do Cristo Redentor?

Em primeiro lugar, para chegar no topo do Cristo Redentor, o visitante pode fazer um passeio de trem, com duração de 20 minutos. Além disso, para facilitar o acesso a esse monumento, foram construídos 3 elevadores panorâmicos e 4 escadas rolantes. 

Qual o melhor horário para visitar o Cristo Redentor?

O melhor horário para conhecer o Cristo Redentor é no período das 11:00 às 13:00, quando não está muito lotado. Além disso, a manhã também é uma excelente opção, especialmente nos dias úteis. 

Qual o valor do ingresso do  Cristo Redentor? 

Atualmente, os ingressos pra visitar o Cristo Redentor variam entre R $12,50 e R $110, dependendo do meio de transporte, do ponto de embarque, do lugar onde você mora (cariocas têm desconto) ou da sua idade.

2) Parque Lage

Conhecido como “sovaco do Cristo”, pela sua localização privilegiada à direita do braço direito da estátua, o Parque Lage é ideal para quem quer ter contato direto com a natureza. Para isso, é imprescindível participar de uma das trilhas. 

Além disso, o Lage ainda também conta com diversas programações culturais, já que é integrado à Escola de Artes Visuais Parque Lage. 

Qual o melhor horário para visitar o Parque Lage?

O fluxo de pessoas no parque é bem pequeno. No entanto, se sua intenção for fazer algumas fotos, o recomendado é ir pela manhã ou até às 15:00 horas, pra não ficar escuro. 

Caso tenha o intuito de visitar a área verde do Lago, não é preciso agendar um horário. Os portões abrem todos os dias – úteis e feriados – no período de 9:00 às 17:00. 

Qual o valor do ingresso do Parque Lage?

O ingresso para entrar custa R $10,00 por pessoa e deve ser adquirido na lojinha térrea. 

3) Pão de Açúcar

Inaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil. Assim como o Cristo Redentor, o parque é formado pelos morros do Urca e do Pão do Açúcar que, ligados pelo teleférico. Dessa forma, permitem que o excursionista contemple novos ângulos da cidade maravilhosa, em uma altura de aproximadamente 396 metros acima do nível do mar. 

Com a finalidade de incluir cada vez mais pessoas ao passeio, o Bondinho possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. 

Qual o melhor horário para visitar o Bondinho do Pão de Açúcar?

No período da manhã, o acesso ao Bondinho do Pão de Açúcar costuma estar mais tranquilo. Portanto, além de priorizar esse horário, opte também pelos dias ensolarados para que você possa apreciar do alto as principais praias da zona sul do Rio de Janeiro, o contorno das montanhas e a beleza da arquitetura na cidade.

Qual o valor do ingresso do bondinho do Pão de Açúcar?

O Bilhete Bondinho é o ingresso regular no teleférico  que custa R $114,  incluindo ida e volta da Praia Vermelha ao Pão de Açúcar.

4) Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Biblioteca Nacional - pontos turísticos Rio de Janeiro

Entre as opções de passeio no Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional é parada obrigatória. Inaugurada em 1910, é a maior da América Latina e foi “batizada” pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. 

A BN conta com um acervo de dez milhões de itens, entre livros e documentos históricos. Além disso, oferece aos seus visitantes a possibilidade de participarem de uma visita guiada. 

Tem que pagar para entrar na Biblioteca Nacional?

Não, não precisa pagar para entrar na Biblioteca Nacional. Porém, o recomendável é que você agende a sua visita guiada com antecedência pelo e-mail  visiguia@bn.gov.br. Aliás, vale lembrar que a visita funciona de segunda a sexta-feira das 10 às 17 horas. 

Praias

5) Praias: um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro

Aquela prainha não pode faltar na sua viagem pro Rio de Janeiro, hein!? Pensando nisso, visite a nossa Orla que conta com 86 km de praias para todos os gostos! Quem deseja mais tranquilidade, o ideal é optar pelo Leme. 

Já os que preferem uma prainha badalada e cercada de gente bonita, a praia de Copacabana, famosa ainda pelo calçadão que simula as ondas do mar, é o destino ideal, assim como a praia de Ipanema.

E para quem não perde a oportunidade de contemplar um belo pôr do Sol ao entardecer, o Arpoador também não deve ficar de fora!