Onde ir em Ipanema? Veja passeios imperdíveis

Ipanema está localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro e é um dos melhores lugares para morar, se hospedar e passear. Além de ser um bairro sofisticado, seguro e alto astral, é casa de uma das praias mais famosas da cidade com 2,6 km de pura bossa.

Confira algumas dicas para montar o seu roteiro e aproveitar ao máximo a sua estadia por aqui.

Momentos ao ar livre e passeios a pé

Nada como se deixar perder pelas ruas charmosas de Ipanema! Com calçadas largas, praças públicas e ruas arborizadas, uma caminhada pelo bairro é um excelente começo para quem quer descobrir as peculiaridades do local.  

Uma boa dica é escolher um ponto de partida e ir explorando a partir dali. Nossa sugestão é começar subindo a Rua Maria Quitéria (rua do Ipanema Inn) em direção à Praça Nossa Senhora da Paz. Logo depois, seguir pela Visconde de Pirajá, avenida principal do bairro, nela você encontra lojas locais, bares, restaurantes famosos e galerias que sempre escondem alguma surpresa.

Pé na areia na Praia de Ipanema

Uma das mais famosas praias do Rio de Janeiro, Ipanema é parada obrigatória para todos que visitam a cidade. Seja para um rolé de bike pelo calçadão ou direto com o pé na areia à beira mar, os 2,6km de extensão são um convite para um momento relaxante com a mais pura vibe carioca.


Dessa forma, se estiver procurando um point para estender a sua canga e pegar um sol, a praia de Ipanema abraça todos os estilos. Caso esteja buscando um pouco de animação na praia, o Posto 9 é o seu lugar. Entretanto, se preferir curtir com tranquilidade e em família, siga mais um ponto à frente em direção ao Posto 10.

Lembrando que o Ipanema Inn fica próximo a esses dois pontos-referência da Praia de Ipanema e disponibiliza bikes para você passear por onde quiser.

Pôr do sol na Pedra do Arpoador: um espetáculo à parte

A Pedra do Arpoador fica no extremo da Praia de Ipanema, na altura do posto 7. Atualmente, é o local mais famoso para assistir ao pôr do sol no Rio. 

Localizada entre o Forte de Copacabana e a Praia de Ipanema, a pedra se estende mar adentro e oferece uma das mais belas vistas do Morro Dois Irmãos, sendo um dos cartões postais da cidade.

Sendo assim, é comum que o local fique muito cheio e movimentado a partir das 16h. Pois, nem os cariocas se cansam de acompanhar o pôr do sol no Arpoador. Então, vale se programar para chegar com calma e garantir seu lugar na pedra sem preocupações.

Além disso, para quem preferir assistir ao espetáculo do sol de uma forma mais confortável, o arp bar de praia é uma ótima opção. Localizado no térreo do Hotel Arpoador, o arp é um verdadeiro camarote para ver o pôr do sol com opção de mesas na esplanada, na varanda e no salão interno.

No menu, comidas feitas no forno a carvão e drinks clássicos e autorais, além de cafés e chás, completam a receita para o programa perfeito de um fim de tarde carioca.

Ah, e não se esqueça de aplaudir no momento que o sol estiver sumindo no horizonte. Esse é um costume famoso por aqui e é uma delícia de participar! 

Garota de Ipanema – o berço da Bossa Nova

Já imaginou tomar um Chopp no mesmo lugar onde Vinícius de Moraes compôs a letra de “Garota de Ipanema”? 

Sabia que Ipanema é o bairro onde nasceu a Bossa Nova, um dos movimentos culturais mais importantes da história da música. Era muito comum, nos anos 50, avistar grandes nomes da MPB como Tom Jobim, Toquinho e o próprio Vinícius caminhando pelo bairro e aproveitando até tarde os bares e restaurantes, enquanto se inspiravam para criar mais obras primas, como “Carta ao Tom” e “Ela é Carioca”.

Pensando nisso, o bar “Garota de Ipanema”, na época conhecido como “Montenegro”, foi fundado em 1949 e resistiu ao tempo para se firmar como uma das referências da noite do bairro, uma vez que foi o exato lugar onde Tom e Vinícius tiveram a visão da musa, Helô Pinheiro, que caminhava pela praia de Ipanema.

Você pode conferir o local de pertinho, fica na rua Vinícius de Moraes, número 47.