Acima de tudo, o centro do Rio de Janeiro une o melhor da natureza e do urbano, oferecendo ampla variedade de pontos turísticos para todos os gostos e personalidades.
O Centro do Rio de Janeiro é repleto de prédios, praças e monumentos que fazem parte da história da cidade e do país, como a Biblioteca Nacional, a Praça Tiradentes e a mais recente Pira Olímpica, inaugurada para as Olimpíadas de 2016.
Além disso, o Centro também é famoso por sua veia artística, sendo sede de museus e espaços culturais que valem a visita. Sendo assim, no blog de hoje, montamos o roteiro dos melhores passeios no Centro do Rio para você! Leia até o fim e já programe a sua viagem:
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB RJ
Localizado próximo à igreja da Candelária e ao mercado popular da Uruguaiana, o CCBB RJ recebe exposições itinerantes de grande porte, bem como a exibição de peças de teatro, shows e disponibilização de biblioteca e restaurantes.
Além disso, há duas exposições permanentes no espaço: “Do Sal ao Digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil” e “O Banco do Brasil e a sua história”. A primeira reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas e obras de arte, tratando das relações que envolvem a mediação das trocas entre pessoas ao longo do tempo.
Enquanto a segunda apresenta uma linha do tempo desde 1808, ano da fundação da instituição, passando por curiosidades e abordando a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil.
Tanto quanto as exposições, os restaurantes do museu também valem a visita! A clássica Confeitaria Colombo oferece opções de café, almoço e lanche. Os itens de confeitaria são um espetáculo à parte, sendo considerados patrimônio cultural da cidade.
Já o restaurante Lilia apresenta um cardápio autoral, brasileiro e contemporâneo. O bistrô funciona para o almoço e a cafeteria, no térreo do CCBB, fica aberta o dia inteiro.
O CCBB RJ funciona de quarta a segunda-feira, de 9h às 20h.
Casa França Brasil do Rio de Janeiro
A Casa França Brasil se localiza a poucos passos do CCBB, sendo uma ótima opção de dobradinha de passeios. O espaço é referência em arte contemporânea, exibindo exposições diversas, além de sediar cursos, seminários e outros eventos culturais.
Além das exposições, o edifício em si já é um passeio incrível! O espaço foi encomendado em 1819 por D. João VI à Grandjean de Montigny e é o primeiro registro do estilo neoclássico na cidade do Rio.
A Casa França Brasil funciona de terça a domingo, de 10h às 17h.
Paço Imperial
Anteriormente este ponto turístico foi residência do governador e do vice-rei no século XVIII. Atualmente o Paço Imperial é um dos principais centros culturais da cidade, oferecendo programações de artes visuais, teatro, música, seminários, entre outras atividades.
Em 1938, o Paço Imperial foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)/Ministério da Cultura. Depois que passou por uma restauração, a partir de 1985, o Paço reabriu como o espaço multicultural que conhecemos hoje.
Além das programações, o Paço também abriga a Biblioteca Paulo Santos, com o acervo pessoal do arquiteto e historiador. O bistrô deles também é um atrativo, funcionando para almoço e lanches.
O Paço Imperial funciona de terça a domingo, de 12h às 18h.
Centro Cultural dos Correios no Rio de Janeiro
O prédio histórico na esquina da Rua Visconde de Itaboraí foi sede operacional e administrativa dos Correios por mais de 50 anos. A partir de 1992, o espaço foi inaugurado como centro cultural, promovendo exposições, teatro, eventos musicais, entre outros.
Localizado na mesma quadra que o CCBB e a Casa França Brasil, atualmente esses centros culturais formam um polo artístico muito importante para a cultura carioca. Ao caminhar por ali, você se deslumbra com casinhas e prédios históricos, além de estar próximo a restaurantes, à Praça XV e outros pontos turísticos.
O Centro Cultural dos Correios funciona de terça a sábado, de 12h às 19h.
Centro Cultural da PGE
Localizado no antigo Convento do Carmo, o centro cultural abriga exposições de arte e as bibliotecas da Procuradoria Geral do Estado. É possível mergulhar no acervo de leituras de Direito e em coleções valiosas para a literatura nacional.
Anteriormente o edifício foi residência da rainha D. Maria I em 1808, sendo um atrativo turístico por si só, para além das programações oferecidas. O bistrô SESC fica localizado dentro do prédio, servindo ótimas opções para almoço e lanche.
O Centro Cultural da PGE funciona de terça a sábado, de 10h às 18h, para exposições. A biblioteca fica aberta de segunda a sexta, de 8h às 18h. É possível realizar um tour histórico pelo edifício, de segunda a sexta, de 9h às 17h.
Como chegar ao Centro do Rio de Janeiro
Em suma, todas as atrações mencionadas aqui podem ser visitadas a pé, sendo bem próximas umas das outras. Então, para chegar de metrô, a estação mais próxima é a Uruguaiana. Já para quem vai de ônibus, recomendamos descer na Rua Primeiro de Março, próximo à Praça XV e ao CCBB.
Do mesmo modo, o VLT também é uma opção para se locomover pelo centro, além de ser uma opção recente na cidade. A estação principal das barcas está localizada na Praça XV. Além disso, táxis e outros carros conseguem acessar as ruas para embarque e desembarque de passageiros.